O que é débito recorrente e por que as empresas estão usando

O débito recorrente não é uma prática nova e várias empresas já apostam nessa estratégia para manter o pagamento de clientes em dia e reduzir os índices de inadimplência. 

Para se ter ideia, há 5 anos, um relatório da Reasearch And Markets apontou que até 2021, o número de transações recorrentes em cartões de crédito e débito alcançariam US$473 bilhões. Certamente, nos dias de hoje, com cada vez mais novos serviços de assinatura surgindo, esse número cresceu exponencialmente.

Quer saber como sua empresa pode, também, se beneficiar da estratégia? Continue a leitura!

O que é débito recorrente?

O débito recorrente é uma estratégia de cobrança automática no qual o contratante realiza a assinatura de um serviço ou produto, a partir de um cartão de crédito ou débito, ou ainda por transferência bancária. Deste modo, a cobrança é feita diretamente pelos bancos ou operadoras de cartão, sem a necessidade de gerar um boleto todos os meses.

Esse modelo de cobrança tornou-se muito comum nos serviços de streaming como Netflix, Spotify, HBO e Amazon Prime. Porém, atualmente, podemos encontrar essa modalidade também em academias e até mesmo serviços de carros por assinatura.

Como funciona o débito recorrente

O débito recorrente funciona como uma assinatura mensal, podendo ser feita de três formas:

Via cartão de crédito

Nesse caso, o usuário cadastra o cartão de crédito de sua preferência e as cobranças são feitas automaticamente junto à operadora do cartão. A periodicidade das cobranças é definida pelo contratado, podendo ser quinzenal, mensal, anual, etc. 

Uma das vantagens desse modelo é que não é necessário consumir todo o limite de crédito disponível do serviço, o pagamento pode ser debitado mensalmente.

Via débito automático em conta-corrente

Essa modalidade funciona de forma semelhante ao cartão de crédito, a diferença é que aqui o cadastro do débito é realizado diretamente na plataforma do banco. Ou seja, o valor do serviço é debitado automaticamente da conta-corrente do contratante, no prazo estipulado.

As empresas que oferecem esse serviço normalmente possuem um código que o cliente cadastra no aplicativo ou site do banco, e ele faz a conexão da cobrança com a conta bancária do contratante.

Via transferência bancária

Outra possibilidade envolve o pagamento por transferência bancária. Nesse modelo o usuário programa uma determinada data para o pagamento ser feito automaticamente. Aqui, só é possível que o valor seja debitado da conta mês a mês.

Vantagens do débito recorrente

Como comentamos, o débito recorrente está se espalhando para diversos segmentos que entenderam que há muitos benefícios tanto para o cliente quanto para a empresa que presta o serviço ou vende o produto. Veja quais são a seguir:

Para a empresa

Redução de inadimplência

Uma das principais vantagens para as empresas é a redução dos índices de inadimplência, uma vez que a cobrança é 100% automatizada.

Nesse caso, a operadora do cartão de crédito faz o repasse do pagamento mesmo que o cliente final ainda não tenha feito o pagamento da fatura. Caso o cliente não pague a operadora do cartão, o ônus será assumido pela mesma, não afetando a empresa prestadora do serviço.

Previsibilidade de faturamento

Como o débito recorrente é feito sempre na mesma data de forma automática, é mais fácil para o gestor financeiro da empresa ter uma previsão do faturamento para os próximos meses. Podendo, inclusive, calcular o percentual de cancelamentos e incluí-lo na conta.

Com esse controle, é possível prever investimentos, agendar reposições de fornecedores e até mesmo ajustar a meta de vendas, conforme os índices.

Gestão de pagamentos

Automatizando a cobrança dos seus serviços, a gestão dos pagamentos fica muito mais simples, uma vez que o gestor saberá quando e quanto irá receber. Desse modo, não é preciso fazer um microgerenciamento da lista de inadimplentes.

Fidelização 

O débito recorrente facilita na fidelização, uma vez que a fatura é debitada diretamente no cartão de crédito ou na conta bancária. A menos que o serviço ou produto não atenda as expectativas dos usuários, a tendência de cancelamento é menor do que os serviços que demandam uma ação do cliente para efetuar o pagamento.

Para o cliente

Comodidade

O débito recorrente é muito mais prático e cômodo para o contratante do que o pagamento por boleto bancário. O valor é debitado automaticamente, evitando o recebimento de multas por atraso, caso o usuário tenha esquecido de efetuar o pagamento.

Maior controle financeiro

Mantendo os pagamentos todos em um só lugar, no caso do débito recorrente cadastrado no cartão de crédito, é mais fácil para o cliente ter um controle financeiro do quanto já foi gasto em serviços ou produtos no mês. 

Débito recorrente x crédito recorrente

Débito recorrente e crédito recorrente têm nomenclatura semelhante e mesma finalidade, entretanto, cada um deles é usado em um determinado contexto. 

O crédito recorrente está relacionado ao fornecedor, ou seja, o contratado receberá o crédito em seu caixa com a recorrência definida. Enquanto o débito recorrente está relacionado ao pagador, ou seja, é debitado todos os meses um determinado valor do cartão de crédito ou da conta-corrente.

Como implementar o débito recorrente? 

Se o modelo de pagamento recorrente faz sentido para o seu negócio, o primeiro passo para implementar a estratégia é automatizar as cobranças. E para obter essa automação, será preciso que a sua empresa tenha uma tecnologia capaz de operacionalizar a tarefa. 

Diferente dos ERPs tradicionais, uma plataforma de cobrança recorrente como o NG Billing, por exemplo, permite que a sua empresa:

  • Integre vários meios de pagamento à plataforma;
  • Efetue cálculos para maior previsibilidade de faturamento;
  • Delimite regras de preços;
  • Emita notas fiscais de forma automática.

Conclusão

Como comentamos antes, o débito recorrente não é nenhuma novidade, todavia, cada vez mais é possível observar que é uma modalidade excelente para empresas já que além de gerar uma certa previsibilidade sem burocracias, auxilia em uma melhor experiência para o cliente.

Mas para gerenciar essa recorrência, é muito interessante possuir tecnologias modernas, robustas e preparadas para cenários complexos, uma boa opção é o NG BIlling. Uma plataforma altamente automatizada e escalável, 100% aderente ao seu negócio, veja mais sobre!

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