Empresa de cobrança: O que é e como escolher uma a altura

Recentemente o Brasil tem apresentado índices cada vez maiores de inadimplência. Segundo um levantamento do Serasa, elaborado em maio de 2023, cerca de 71 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Esse cenário faz com que o papel de empresas de cobranças seja requisitado. 

Você sabe realmente o que faz uma empresa de cobrança, e como o seu negócio pode se beneficiar dela? Continue a leitura para descobrir as respostas! 

O que é uma empresa de cobrança?

Empresas de cobrança nada mais são que escritórios especializados em negociação de dívidas não pagas. Essas empresas prestam serviços para outras companhias, sendo responsáveis por entrar em contato com os clientes inadimplentes e fazer a recuperação dos débitos em aberto. 

Imagine, por exemplo, que um banco emprestou dinheiro para um de seus clientes, e esse cliente está há três meses inadimplente. Nesse cenário, o banco poderá contratar uma empresa especializada em arrecadação, que entrará em contato com o devedor para negociar o pagamento em nome do banco.

Como funciona uma empresa de cobrança

No dia a dia da operação de uma empresa que atua na gestão de cobrança, há diversos profissionais que traçam várias estratégias eficazes para a recuperação de crédito e redução da inadimplência. Algumas desses planos/serviços que são mais comuns são:

Ações pré-vencimento 

As ações pré-vencimento são aquelas na qual a empresa de cobrança entra em contato com o cliente antes da data limite para o pagamento da fatura. O objetivo dessa atuação é totalmente preventiva, a fim de evitar que o cliente se torne inadimplente. 

Essas ações costumam acontecer entre 15 a 7 dias antes do vencimento, sendo enviado um lembrete para o cliente recordar a data limite do pagamento.

Recuperação consultiva

Se mesmo com o lembrete o cliente não efetuar o pagamento no prazo estipulado, nos primeiros 31 dias após o vencimento, a empresa de arrecadamento poderá entrar em contato para conciliar a situação e compreender qual foi o motivo do atraso. 

O objetivo dessa abordagem é evitar que o cliente se mantenha muito tempo inadimplente, e faça o pagamento do débito o mais rápido possível. 

Cobrança extrajudicial

O processo de coleta extrajudicial começa a valer a partir do 31º dia de atraso do pagamento da dívida. Nesse estágio, o débito ainda não será judicializado, entretanto, a abordagem será mais enérgica. 

O objetivo dessa estratégia é evitar a judicialização do caso.

Cobrança judicial

Caso nenhuma das outras estratégias tenha surtido efeito e o cliente prossiga inadimplente, com 180 dias de atraso, a empresa já pode judicializar o caso, iniciando um processo de cobrança judicial. 

Aqui o time jurídico da empresa especializada entrará em ação e ficará responsável por fazer as análises, os cálculos e coletar toda a documentação necessária para entrar com a ação para a recuperação do crédito. 

Durante a aplicação dessas ações é muito comum a utilização de canais tanto tradicionais quanto digitais para o contato, podendo ser:

  • Telecobrança;
  • E-mail;
  • Soluções digitais (sites para negociação);
  • Chat;

Vale lembrar que empresas de cobrança têm sua atuação limitada pela legislação e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), não podendo atuar de forma indevida, constranger o inadimplente ou interferir em seu trabalho, lazer ou descanso. 

Além disso, algumas empresas oferecem o serviço de cobrança completo, indo desde a etapa de negociação, passando pelo controle do pagamento até a finalização do processo de cobrança.

Benefícios em contratar uma empresa de cobrança

Empresas de recuperação de crédito têm um vasto conhecimento em negociar débitos e dispõem de especialistas que compreendem o serviço e sabem como agir perante os clientes em situação de inadimplência. Dessa forma, líderes e administradores de negócios podem usufruir de vantagens como:

Redução de gastos

Ao terceirizar o processo de recebimento, você não precisa contratar uma equipe dedicada para entrar em contato com os clientes inadimplentes. Isso contribui para a redução de gastos com pessoas, treinamentos e até mesmo ferramentas de cobranças. Tudo fica sob a responsabilidade do parceiro.

Relacionamento com o cliente

Ao optar por uma empresa especializada, você não expõe seus funcionários ao contato desagradável. Colocar um vendedor que já conhece o cliente para cobrar uma dívida pendente, por exemplo, pode gerar um desgaste emocional na relação e prejudicar futuros negócios. 

Além disso, as empresas contratadas possuem times que usam apenas as melhores técnicas e estratégias para reverter a inadimplência. 

Foco no negócio

Ao contratar uma empresa de cobrança, você abre espaço para que suas equipes foquem em outras atividades de negócio, não se preocupando com atividades extras que tomam muito tempo e deixando que o serviço de cobrança seja conduzido por um parceiro mais especializado. 

Apoio jurídico

As empresas de cobrança possuem times de advogados especializados na judicialização de casos de inadimplência. Dessa forma, a equipe jurídica da sua empresa fica livre para lidar com outros tipos de ações judiciais, contratuais, dentre outros serviços. 

Melhora no fluxo de caixa

Ao contar com um parceiro de cobrança, a tendência é que os índices de inadimplência caiam. Isso, além de gerar maior fluxo de caixa, permite à empresa maior equilíbrio entre as entradas e saídas.

Empresa de cobrança ou escritório de advocacia?

Não há uma resposta certa porque tudo vai depender da necessidade.

As empresas de cobrança contam com estratégias específicas para conduzir a recuperação do crédito. Em geral, são empresas com estrutura robusta, com várias pessoas responsáveis por entrar em contato com os clientes inadimplentes, a fim de negociar. 

Já os escritórios de advocacia, em geral, têm maior interesse em lidar com situações de cobrança mais complexas, onde provavelmente será feita a judicialização. 

De todo modo, esses parceiros contam com ótimas equipes jurídicas e escritórios de advocacia especializados em recuperação de crédito. É necessário avaliar aquele que melhor se encaixa para as necessidades do seu negócio.

Como escolher uma empresa de cobrança

A empresa de cobrança estará lidando com o seu bem mais precioso: sua carteira de clientes. Por isso, é importante escolher uma parceira que possui respaldo para realizar o serviço e não prejudique, de forma alguma, o relacionamento. Confira alguns critérios que poderão auxiliar na escolha:

  • Reputação;
  • Know how;
  • Tempo de mercado; 
  • Atendimento; 
  • Custo-benefícios.

Alguns cuidados que você pode tomar também nesse momento de escolha de uma empresa podem ser:

  • Verificação de expectativas: Veja se de fato ela pode realmente suprir suas necessidades de maneira fluida e se a dinâmica de trabalho é compatível
  • Nicho x geral: No mercado de cobrança, há tanto empresas que atuam em diversas áreas quanto voltadas para um nicho, dependendo do seu setor, se for muito específico, talvez vale a pena buscar uma empresa especializada que realmente entende pelo que você está passando
  • Credibilidade: Como já falamos na lista acima, a reputação é bem importante, então, avalie com outros profissionais da área, diretórios, fóruns e até mesmo associações para ver se de fato vale a pena entrar essa missão a uma nova empresa
  • Modo de trabalho: Ao contratar uma empresa para essa função, é crucial compreender que ela irá atuar em um ponto muito sensível na relação empresa-consumidor, por isso, é valioso conhecer questões como SLAs, custos, stack tecnológico e metodologias de trabalho, para que assim haja maior confiança que a imagem da sua empresa não ficará comprometida.

Empresas de cobrança

Para dar uma ajuda extra, considerando principalmente o primeiro ponto que trouxemos, “reputação” separamos algumas empresas que são voltadas totalmente para a atividade de cobrança para você avaliar e ponderar trazer a bordo da sua operação

Merchant

Com mais de 40 anos de mercado, a Merchant atua mais com cobrança extrajudicial, judicial, além de uma vertente mais consultiva em que é prestado serviço de pareceres, treinamento entre outros.

Boa Vista

A Boa Vista é uma empresa já consolidada na mente e no mercado brasileiro já que está em operação a mais de 6 décadas com serviços tanto para consumidores quanto empresas com inteligência e tecnologia. Hoje, a empresa possui serviços tanto negativação quanto notificação que ajudam a dar maior agilidade no recebimento dos valores

Serasa Experian

Também muito conhecida, a Serasa Experian detêm mais de 5 soluções voltadas especialmente para a recuperação otimizada de dívidas, indo desde cobrança, negativação, até uma plataforma onde é possível fazer de maneira completa a gestão do processo de recuperação.

Recovery

Participante do Grupo Itaú, a Recovery possui atuação tanto no Brasil quanto na Argentina com serviços de cobrança amigável, judicial, gestão de ativos e cessão de crédito.

Conclusão

Ao longo do texto, vimos que de fato, principalmente no cenário brasileiro que a população não apenas está, mas cresce, em uma cultura de endividamento e as empresas que realizam esse trabalho de cobrança serão um dos maiores aliados dos negócios.

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