Pagamento recorrente: conheça as vantagens

O pagamento recorrente é uma solução amplamente adotada, inicialmente popularizada por empresas de telecomunicações, como TV a cabo e  internet e, posteriormente, muito utilizada pelas assinaturas de streaming, mas vem ganhando espaço em diversos outros setores, como academias, assinaturas de produtos e serviços de beleza, além de serviços de software SaaS, entre outros. Esse método de pagamento oferece uma série de benefícios e é caracterizado por pagamentos periódicos, que podem ser mensais, anuais, ou de acordo com a conveniência do negócio.

Os intervalos entre um pagamento e outro geralmente são pré-determinados, ou seja, são fixos e ocorrem em troca de um produto ou serviço. Um exemplo clássico é a Netflix, em que os usuários pagam mensalmente uma taxa para utilizar o serviço de streaming.

Neste artigo, exploraremos mais a fundo o conceito de pagamento recorrente, destacando seus benefícios, os diferentes métodos de implementação e por que tantas empresas estão em busca de tecnologias para simplificar e tornar a gestão ainda mais eficiente. 

O que é e como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma forma de cobrança onde são debitados valores com uma constância definida, seja mensal, anual, diária ou aquela que melhor se adeque ao negócio.

Para que um pagamento recorrente seja efetuado, é preciso que seja autorizado o débito em conta pelo fornecedor dos serviços. 

Isso pode ser feito através de diferentes formas – aqui entram os diversos tipos de pagamento recorrente, como crédito recorrente, débito recorrente e outros.

Posteriormente, é estabelecido um intervalo entre os pagamentos, ou seja, qual a frequência em que aquele pagamento será efetuado.

Sendo assim, a fornecedora do serviço ou produto, fica responsável, portanto, por oferecer o serviço e/ou produto, no período estabelecido.

Dessa forma, no período pré-determinado, o pagamento será debitado da conta do cliente, não sendo necessária nenhuma ação adicional, já que o processo é automático.

Cada pagamento é registrado a partir de um extrato bancário, ficando disponível para consultas posteriores. Isso é importante para que você possa revisitar o histórico de pagamentos e acompanhar se foram efetuados da forma correta.

Um ponto importante sobre os pagamentos recorrentes é que eles oferecem maior flexibilidade e controle aos usuários – isso porque é possível cancelar ou alterar os pagamentos a qualquer momento, sem grandes preocupações.

Outro ponto importante é que em alguns casos, o pagamento recorrente pode incluir a renovação automática do serviço ou produto, caso o usuário não realize manualmente o cancelamento. Sendo assim, caso os usuários não efetuem o cancelamento de forma explícita, sua assinatura poderá ser renovada de maneira automática e sem que o cliente precise realizar uma nova contratação.

Métodos de pagamento recorrente

Existem alguns métodos conhecidos quando o assunto é pagamento recorrente e, nesse tópico, vamos detalhar sobre os principais.

Débito automático e PIX

No débito automático e/ou PIX, o que basicamente acontece é o cliente autorizar o fornecedor do serviço a debitar determinado valor do seu saldo (ou realizar a programação de PIX), na periodicidade acordada por ambos. 

Ou seja, o cliente autoriza que o prestador de serviços debite esse valor diretamente da sua conta bancária, para que o mesmo receba o pagamento em uma frequência acordada anteriormente.

Cartão de crédito recorrente

Nesse método de pagamento recorrente, o cliente autoriza que seu fornecedor de produtos e/ou serviços cobre periodicamente, em sua fatura de cartão de crédito, o valor da assinatura. 

É válido ressaltar que esse tipo de pagamento não compromete o valor total do limite de crédito, já que as cobranças são realizadas de maneira periódica (na frequência acordada entre as partes).

Boleto bancário

O boleto bancário é uma outra alternativa interessante para pagamentos recorrentes e que tem se mostrado bastante vantajosa. 

Nesse método de pagamento recorrente, o fornecedor de serviços emite boletos recorrentes e o cliente pode pagar de maneira manual através do seu banco, ou ainda optar pelo pagamento de boleto automático.

Quais as vantagens de utilizar o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente oferece diversas vantagens, tanto para os clientes, quanto para os fornecedores de serviços, uma vez que pode abrir o leque de opções de ambas as partes. Abaixo vamos aprofundar um pouco mais sobre as vantagens da utilização do pagamento recorrente.

Praticidade

Para os clientes, o pagamento recorrente elimina a necessidade de lembrar e agendar pagamentos regulares. Uma vez configurado, o pagamento é processado automaticamente, economizando tempo e esforço

Redução de custo de aquisição

Como a assinatura se renova automaticamente, a empresa não tem um novo custo de aquisição de clientes, ou seja, não é necessário atrair esse cliente novamente para efetuar a compra, já que esse processo está garantido pelo pagamento automatizado.

Previsibilidade

Tanto para clientes quanto para fornecedores, o pagamento recorrente proporciona uma maior previsibilidade financeira. 

Os clientes sabem exatamente quanto pagarão em determinado período, facilitando o planejamento financeiro. 

Para os fornecedores, o fluxo de caixa previsível ajuda no planejamento de investimentos e despesas da organização como um todo.

Retenção de Clientes

Para as empresas que oferecem serviços por assinatura ou produtos de consumo regular, o pagamento recorrente pode aumentar a fidelidade do cliente – uma vez configurado, os clientes podem continuar a receber o serviço ou produto sem a necessidade de renovar sua assinatura manualmente, o que pode aumentar a taxa de retenção de clientes.

Redução de Inadimplência

Como os pagamentos são processados automaticamente, há uma redução significativa no risco de inadimplência. 

Dessa forma, os fornecedores têm mais garantia de que serão pagos regularmente e pontualmente, o que é especialmente importante para serviços de assinatura ou contratos de longo prazo.

Conclusão

Nesse conteúdo entendemos as vantagens da implementação de um sistema de pagamentos recorrente – tanto para fornecedores de serviços, quanto para clientes.

É importante ressaltar que possuir mais meios de pagamento pode ser uma vantagem competitiva importante na hora do seu cliente optar pelo seu produto ou o da concorrência.

Por isso, estar sempre à frente e se manter atualizado em relação aos concorrentes, oferecendo maior flexibilidade e facilidade é crucial – e a NG Billing pode te auxiliar no processo de automatização de seus pagamentos, melhorando assim sua eficiência e a experiência do cliente.

Bônus! 

Deseja conhecer mais como é um sistema de automação de processos financeiros de ponta, customizável e preparado para escalar com automação e segurança? Conheça o NG Billing, um CRM & Billing com mais de 2 décadas de evolução, gerenciando mais de 5 milhões de contratos e R$4 bilhões por ano. Vamos conversar?

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.