Real Digital: como vai funcionar a moeda digital brasileira

Novas tecnologias têm possibilitado a implementação de inovações no setor financeiro, como por exemplo, as transferências por PIX, os pagamentos por aproximação e até mesmo as carteiras digitais. Nesse sentido, o Banco Central deve lançar até 2024 o Real Digital, uma moeda virtual brasileira, que representará uma extensão do dinheiro físico. 

Nesse artigo você entende como vai funcionar o Real Digital e quais as principais vantagens que essa nova moeda vai trazer.

O que é o Real Digital?

O Real Digital será a versão digital da moeda física do Brasil. Essa modalidade vai facilitar as transações financeiras e abrirá oportunidades para a integração de novas tecnologias no setor. Chamada de CDBC (Central Bank Digital Currencies), ela terá o mesmo valor do dinheiro físico, mas será própria do ambiente digital. 

Um dos objetivos do lançamento é o processo de digitalização da economia do país, além disso, essa nova moeda vai garantir maior rastreabilidade, segurança e privacidade para as transações monetárias. 

A implementação do Real Digital está sendo discutida desde 2020 e desenvolvida ao longo dos últimos dois anos. Assim, o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift) emitiu em outubro de 2022, em caráter experimental, as primeiras unidades do Real Digital. A expectativa é de que os testes públicos comecem em 2023 e a nova moeda seja disponibilizada aos brasileiros em 2024.

Como vai funcionar o Real Digital?

O Real Digital será acessado através de uma carteira digital sob responsabilidade de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. A ideia é facilitar ainda mais as transações financeiras no ambiente digital, sem a necessidade de dinheiro físico nas operações.

No futuro, um dos objetivos das moedas digitais é a sua utilização em qualquer país, sem a necessidade de conversão. Esse recurso pode inibir, por exemplo, a lavagem de dinheiro. 

Moeda digital e IoT

A maior diferença entre o Real Digital e a moeda atual é o estímulo de novos negócios em uma economia digital. Logo, a flexibilidade do uso do dinheiro digital aliado a novas tecnologias como o IoT (Internet das Coisas) pode facilitar a criação de novos modelos de negócio e a otimização de processos, com o uso de contratos inteligentes, pagamentos automáticos, vendas através de softwares.

Moeda Digital vai utilizar Blockchain?

O Real Digital provavelmente utilizará a tecnologia Blockchain. Isso porque,  essa tecnologia torna as transações mais transparentes e seguras, pontos importantes para os usuários e para a popularização da moeda. Com a tecnologia Blockchain, os dados digitais são ligados e agrupados por criptografia. Logo, se torna um fator relevante para garantir o rastreamento e proteger a moeda contra golpes e fraudes.

Qual a diferença entre o Real Digital e uma Criptomoeda?

A principal diferença entre as duas moedas é que o Real Digital será uma moeda nacional, logo, ela permite qualquer transação econômica, assim como o dinheiro físico. Já as criptomoedas são ativos (investimentos), restrita a atividades deste âmbito. 

Outra diferença está no modelo de gestão, visto que a moeda digital será emitida e fiscalizada pelo Banco Central, enquanto a criptomoeda é emitida por redes não regulamentadas e tem uma gestão descentralizada. Essa característica permite movimentações financeiras anônimas, o que interfere na segurança e rastreabilidade dessa modalidade.

Quais as vantagens o Real Digital vai trazer?

O Real Digital trará diversas vantagens e possibilidades aos usuários, ao mercado e aos órgãos regulamentadores. Entre elas, a redução de emissão de papel-moeda, que impacta o meio ambiente e também proporcionará maior controle financeiro dos órgãos responsáveis com a digitalização das transações. Conheça outras vantagens abaixo:

  • Criação de novos modelos de negócio;
  • Agilidade em transações internacionais;
  • Maior segurança e rastreamento da moeda;
  • Otimização nas transações através da tecnologia.

Essas mudanças que novas tecnologias trazem ao mercado estão alinhadas com a cultura de inovação da Objective. Nossos especialistas podem ajudar você a otimizar e modernizar os processos da sua empresa através de uma ferramenta robusta, escalável e customizada como o NG Billing. Entre em contato e saiba como a Objective pode ajudar a sua empresa!

Insights do nosso time

Obtenha insights do nosso time de especialistas sobre metodologias de desenvolvimento de software, linguagens, tecnologia e muito mais para apoiar o seu time na operação e estratégia de negócio.